O exame Wavefront é uma tecnologia que mapeia as imperfeições do sistema óptico do olho, incluindo aberrações de menor e maior ordem. Ele é utilizado para diagnosticar problemas visuais e para personalizar tratamentos, como a cirurgia LASIK, com o objetivo de melhorar a qualidade da visão e corrigir distúrbios refrativos.
Durante o exame, o paciente olha para uma luz ou padrão projetado em uma tela. O dispositivo Wavefront captura a maneira como a luz passa através do olho e gera um mapa detalhado das aberrações ópticas. O processo é rápido e indolor, sem necessidade de dilatação das pupilas.
Não, o exame é completamente indolor. Ele não envolve contato direto com o olho e é realizado de forma rápida e confortável. O paciente pode sentir um leve desconforto devido à luz projetada durante o exame, mas isso é temporário e não causa dor.
Não há preparo especial necessário para o exame Wavefront. O paciente pode ser orientado a evitar o uso de lentes de contato no dia do exame, caso as utilize, para garantir resultados mais precisos. Além disso, o exame é geralmente realizado sem a necessidade de dilatação das pupilas.